<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

Livro de Comentários

21 de setembro de 2014

Olá Zaga!

Em 2011 mandei um file em pdf/Excel com meus antepassados conhecidos, que você ajustou no site na parte da Rua Nova - Pioneiros e que se encontra disponível ainda. Na ocasião solicitei um destaque para meus Avós Jacinto e Ana Fermina com Pioneiros da região para mim Rua Nova/ Glória/ Rio Verde/ Praia Grande de Dentro/ Mampituba e por ai segue não sabemos o dia de amanhã... Debatemos o litígio Rio Grande X Santa Catarina e seus limites e deixei para você o meu entendimento sobre essa especificidade para mim "Regional"... 
Iniciava para mim uma nova fase em que resolvi encarar e assumir responder que eram meus antepassados pelo lado Paterno e também Materno.
Foram três anos intensos de muitas pesquisas e novas amizade e hoje já tenho algo bem acabado e com os contornos bem definidos que pode ser compartilhado, registrado que ainda se encontra em andamento.
Muito interessante esse trabalho e o o foco inicial que era valorizar meus Avós e seus antecedentes da beira do Mampituba (Rio Grande e Santa Catarina) me levou aos baluartes da região ao Norte e ao Sul do Mampituba, ou seja, o Alferes/ Sargento Manoel Ferreira Porto ao Sul e a Manoel e Luciano Rodrigues da Silva ao Norte. 
O "encontro" foi feito pelo casamento de uma Filha do Manoel Ferreira Porto com o Manoel Rodrigues da Silva chamada Candida Maria (Porcina) de Lima. As duas Famílias mais importantes da ocasião se uniram em 04 de maio de 1820 e da descendência deles chega-se a Ana Fermina minha Avó e claro até mim. Já pensou?!!!

De Mampituba/ Rua Nova cheguei a São Domingos de Torres e seus Pioneiros...

Quando a esse prato adiciono que meu Bisavô Paterno por parte de Avó foi José Rodrigues da Silva o "Mártir" segundo nosso Amigo Bento a coisa já fica quente pois os Filhos do Meu Bisavô foram à luta como não poderia deixar de ser para o contexto da ocasião...
Quando a isso tudo adiciono que meu Tataravô Manoel Rodrigues da Silva tinha muitos Escravos e que teve descendência com Escravas e que de uma delas chega-se ao Bento Barcelos novamente nosso Amigo. Aí é demais...!!!!
Então alguns anos se passaram e amealhei muitas histórias dos antepassados, tanto pelo lado Paterno quanto Materno, pois ambas me levaram aos mares de Portugal (Açorianos e Continentais) até HOJE a 1650. Acho que vou parar por aí e trabalhar os mais recentes...

De Rua Nova/ Praia Grande chego a São Domingos de Torres que me leva a Portugal...

Tenho tudo muito bem documentado e com citação de todas as fontes que nas figuras principais como Manoel Ferreira Porto, Manoel, Luciano e José Rodrigues da Silva faço um trabalho adicional nos eventos.
Parece que a vida me ofereceu uma oportunidade para mais uma vez juntar o Rio Grande a Santa Catarina pela Genealogia de meus antepassados, que ao Brasil vieram do distante Portugal da ocasião (1750), me mostrando que somos TODOS parentes e que os limites físicos específicos que muitas vezes nos impomos bem como os de raça não nos levam às nascentes certas da natureza... Aí evidencio com destaque a participação da "negrada" com diz o Bento nesse "meu" suposto conceito e que fiz questão de registrar na "minha" árvore genealógica pois sei que o "meu" não passa de uma manifestação do ego que sempre está presente a demandar tudo e de de todos...
Quando conheço que Manoel Ferreira Porto (Pai) caso em Saquarema com Antonia Maria de Jesus filha de Pais ambos Índios nativos da região aí meu Amigo não tem coração que resista... Saio da Rua Nova/ Praia Grande vou a Portugal que volta até mim pelos nativos da terra "pindorama"/ "santa-cruz"/ "brasil" que provavelmente os seus antepassados (que também são meus) ajudaram a acumular o sambaquis da região dos lagos... Que tal?!!
Esse Livro de material genealógico e histórico, hoje, já tem 342 páginas cheias de conteúdos valiosos para mim e que é fruto de meu trabalho e da ajuda dos amigos e outros estudiosos. Está dividida por vários conceitos de genealogia e que no final se fecham nesse total de páginas quando reunidos.    

Então meu Amigo essa é um pouco da história que você também participa e que foi incentivador até pelo seu maravilhoso trabalho.
Tudo isso está ao seu dispor e quando puder será muito bom estar com você e com o Bento é Claro...

Um forte abraço!
Diderot Lopes

Voltar aos Comentários



Nosso e-mail: lgi@clicengenharia.com.br

Endereço para correspondência:
Luiz G. Inácio
Av. Benjamin Constant, 926
95560.000 Torres - RS
FONE: 051.3664-3421










 

 


 

 

 








 


 

 
 
 
 
 

 

 

contato home