<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  Histórias - Três Irmãos
   
 
   
 

HISTORICO DA COMUNIDADE DE TRÊS IRMAOS


..........Toda a história de Três Irmãos começa bem cedo. Por volta de 1820 já tínhamos o 1º casal residente, Jacintho Lopes e Rosa de Jesus, ambos descendentes de Portugueses e naturais de Santa Catarina.

..........Vindos provavelmente de Laguna e nascidos no final do século antepassado. Nasceu ali seu filho João Jacintho de Sousa em 1826 mais tarde casando com Maria Brandina Silveira que nasceu também no início do século passado, João Jacinto viveu 110 anos e faleceu em 22/01/1 91 6.

..........No final do século passado Três Irmãos teve um rápido crescimento.
Entre os anos 1895 a 1905 tudo parecia se desenvolver, havia algumas casas de secos e molhados, ferraria e atafona de moer milho e outros. Timbopeba que estava com toda força comercial ate final do século passado perdia rapidamente para Três lrmãos e em seguida a Vila Rosa teve o domínio total, por estar mais próxima ao pé da serra. As famílias que residiam em Três Irmãos emigram para outros lugares e em menos de 20 anos poucos ali residiam. As matas reflorestam-se novamente porém apenas com maricasais e coqueirais. As árvores nativas já haviam sido derrubas dando lugar à agricultura.

..........Passam-se os anos, por volta de 1935 descem a serra e vem fazer morada em Três Irmãos o casal João Leopoldino e sua esposa Matilde.

..........Em 1940 chega também Pedro Daros e família unirem-se a Felix de Lucca e dona Santa, juntos compram de Gervásio Menegas 200 hectares de terra por 300$000 mil réis. Dividem 100 hectares para cada um, Pedro Daros fica com o lado de Três Irmãos, e Felix de Lucca fica ate o rio da Figueira. Esta área de terra abrangia do rio da Figueira ate o rio dos Três Irmãos.

..........A família Daros muito unida começou a fazer as derrubadas, pois os maricais já haviam tornado conta e criado grandes capoeiros, sendo derrubados foram construídas as casa de Guerino Daros, de frente para o nascer do sol e a casa de Libero Daros de frente para a serra.

..........Entre as casas passaria a estrada geral Nereu Ramos que estava sendo construída, a qual reiniciou o desenvolvimento de Três Irmãos, al então foram construídos um engenho de arroz para Guerino e um armazém para Libero, seu irmão.

..........A comunidade ia crescendo lentamente, Pedro construiu sua casa centralizada na pré pracinha, homem de muita fé, rezava em sua casa o terço dominical, que era aberto a todas as famílias da comunidade, o capelão era Guerino Daros. Um outro ativo na comunidade era Vitor Germano.

..........A comunidade juntou dinheiro e comprou uma imagem de Santo Antonio, e colocaram-na na casa de Pedro Daros. Mais tarde compraram a imagem do Sagrado Coração de Jesus, e a casa de Pedro foi ficando pequena então resolveram construir uma igreja, cada um ajudaria como pudesse, e em pouco tempo construíram a igreja que hoje seria ao lado do salão paroquial existente. Um povo com fé e fome de progresso.

.......... Naquela época os homens usavam armas de todas as espécies, então Guerino Daros pedia-lhes que ao entrarem na igreja, deixasse suas armas la fora. Pois dentro da igreja ninguém iria brigar. Então os homens colocavam seus es e outras armas embaixo da Igreja, só pegando quando fossem embora.

..........Entre as décadas de 50 e 60 Três Irmãos teve fécula de farinha de mandioca, descascador de arroz e algumas casas comerciais, açougue, salão de Baile e era uma comunidade bastante participativa, todos trabalhavam em Ida mesma.

..........O Sr. Pedro Daros, Vitor Germano, João Leopoldino e Jovêncio Leopoldo de Moraes junto com suas famílias muito fizeram por esta comunidade. Promoviam festas para arrecadarem fundos para a comunidade pois pretendiam construir uma igreja maior e de material.

..........As filhas do seu Pedro saíam de carroça pelas comunidades vizinhas pedindo prenda para as festas, ganhavam muitos donativos e muitas galinhas, a Elisa esposa do seu Pedro, preparava-as e assava-as. As comunidades vizinhas prestigiavam as boas festas, e o pessoal da sede participava ativamente.

..........Com o passar do tempo construíram a tão sonhada igreja, e hoje está fazendo parte da pracinha desta comunidade, o começo de Praia Grande.

Gilberto Ronsani

   
 

Fonte: Gilberto Ronsani
Praia Grande - Cidade dos Canyons
180 anos de história - 2 Edição 2000

   
 
   
contato home