<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  História do CTG - Porteira do Faxinal.
   
 
 
 
CTG - Porteira do Faxinal

                        Acreditando que era preciso resgatar a cultura de nossos antepassados e cultivar o autêntico tradicionalismo que cada um trazia dentro de si, algumas pessoas idealizaram formar uma sociedade tradicionalista.

                        Por isso no dia 3 de outubro de 1981, nas dependências da Sociedade Recreativa Francisco Alves - SOREFA, realizava-se a primeira reunião para criação do Centro de Tradições Gaúchas de Praia Grande.

                        Neste mesmo dia formou-se a primeira diretoria do CTG Porteira do Faxinal, a origem deste nome é por se encontrar localizado aos pés da Serra do Faxinal.

                        Os principais objetivos da criação do centro de tradições gaúcha são: difundir, preservar e cultuar o folclore, a história, os feitos heróicos, os valores morais e culturais, os usos e costumes da gente catarinense e gaúcha. Promover espetáculos artísticos, conferências, exposições, ciclos de palestras e debates, versando sobre textos catarinenses. Promover rodeios crioulos, fandangos e churrascos, carreiras em cancha reta ou quaisquer outras festividades de centro regionalista. Participar e apoiar todas as iniciativas nativistas catarinense,  ligada à prática, ao fortalecimento e ao enriquecimento de atividades relativas aos usos e costumes de nossos antepassados.

                        O 1º Patrão Geral deste CTG, foi o Senhor Eliseu Lima, o 1º Patrão da Campeira foi o Senhor Derleu da Silva Lima e o 1º Secretário o Senhor Nereu Silveira. Esta diretoria e os demais sócios tinham pela frente um trabalho árduo, um sonho que precisava tornar-se realidade. Mas, o comprometimento, a participação efetiva de todos, a competência e a união, foram os princípios básicos para o crescimento desta sociedade. A construção do Parque de Rodeios foi um dos objetivos concretizados.

                        Tudo era novo, as dificuldades eram muitas, mas a vontade e a persistência falavam mais alto do que os obstáculos encontrados.

                        O Senhor Eliseu Lima foi patrão por nove anos, de 1981 a 1990.

                        A partir do dia 2 de junho de 1990, o Senhor Alziro Pereira Duarte foi escolhido como Patrão Geral e o Senhor Orlei Jonatan de Moraes como Patrão da Campeira. Juntamente com a nova diretoria e demais sócios realizaram um trabalho que vinha a dar continuidade as obras realizadas pela primeira patronagem.

                        Em 3 de junho de 1992 o patrão Alziro Duarte, passa as rédeas desta entidade ao Senhor Derleu da Silva Lima e o mesmo convida a sua diretoria, tendo como patrão da campeira, Luciano Pereira Lima. Esta diretoria administrou por três anos, tendo como meta principal cultivar a união e o desenvolvimento do nosso CTG.

                        No dia 1º de setembro de 1995, são escolhidos para dirigir os rumos deste centro tradicionalista os senhores Assis Soares da Encarnação (Patrão Geral) e José Argeu Angra Cardoso (Patrão da Campeira).

                        No dia 3 de maio de 1997 foi escolhido em Assembléia Geral o Patrão Geral Henrique Matos Maciel para dirigir as rédeas deste CTG, e para assumir o cargo de Patrão da Campeira Jhocelyto Bochi Coelho.  Estes  dirigiram por quatro anos o CTG e fizeram o máximo para que continuasse conhecido e respeitado por todos os CTGs Catarinenses e Riograndenses.

                        Luciano Pereira Lima, escolhido em assembléia geral, no dia 18 de julho de 2001, assumi a entidade, juntamente  com João Vitor de Souza e com sua diretoria realizaram  um trabalho sério, buscando preservar, cultivar e divulgar a tradição gaúcha.

...


Joice Silveira de Aguiar
Secretaria de Turismo
Prefeitura Municipal de Praia Grande - SC



Ir para a página: CTG - Porteira do Faxinal

   
 

 

   
 
   
contato home