<empty>


FAMILIAS
HISTÓRIA
A História
Os Pioneiros
19 de Julho
A Política
Transporte
Estórias
Enchentes
LUGARES
A Serra
Itaimbézinho
O Rio
As Moradias
A Praça
CULTURA
Educação
Formaturas
Os Bailes
As Festas
Os Desfiles
Esportes
As Caçadas
Curso Superior
Cultura
Curiosidades
Bandas
DÉCADAS
40
50
60
70
80
LOCALIDADES
Timbopeba
Tenente
Cachoeira
Três Irmãos
Figueira
Rio Canoa
Poço Negro
Rua Nova
ESPECIAL
Vídeos
Links
Livro de
Comentários

  Padre Raulino Reitz
   
 
 

Data do livro: 1948
História de Praia Grande.
   

Descrição:

Primeiro livro a contar a história de Praia Grande e
do extremo sul de Santa Catarina.

P. Raulino Reitz

Paróquia de Sombrio
(Ensaio de uma monografia paroquial)
Progresso Religioso e Social
1948


Padre Raulino Reitz
Lente de ciências naturais do Seminário arquidiocesano
Presidente do" Herbário Barbosa Rodrigues"

   
 

Historiador: Padre Raulino Reitz: Lente de ciências naturais do Seminário arquidiocesano
Presidente do" Herbário Barbosa Rodrigues"

   

 
  Vida de Raulino Reitz
 

 

.......Raulino Reitz nasceu em 19 de setembro de 1919, em Antônio Carlos, SC e faleceu dia 19 de novembro de 1990 aos 71 anos de idade. Dedicou grande parte de sua vida ao levantamento da flora catarinense. Descobriu para a ciência universal cinco gêneros e 327 espécies novas desconhecidas pela ciência. Coletou 30.073 plantas e emprestou seu nome a 03 gêneros novos e 59 espécies de plantas.

.......Em 22 de junho de 1942 fundou o Herbário “Barbosa Rodrigues” que hoje conta com uma coleção de aproximadamente 70.000 exsicatas.

.......Seus trabalhos de pesquisa atingiram as áreas de Botânica, Zoologia, Genealogia e História. Sobre estes assuntos publicou 45 livros e 114 artigos científicos. Foi Editor da Revista Sellowia, iniciada em 1949, periódico de botânica sul-brasileiro. Idealizou e editorou a Flora Ilustrada Catarinense com 150 famílias impressas em 172 fascículos num total 12.500 páginas.

.......Idealizou, sugeriu e promoveu a regulamentação para que a orquídea (Laelia purpurata) e a imbuia (Ocotea Porosa) fossem a flor e a árvore símbolos do Estado de Santa Catarina.

.......Criou e implantou no dia 08 de abril de 1961 o Parque Botânico do Morro Baú, em Ilhota/SC, com 750 hectares. Neste mesmo sentido, através de exposição e anteprojetos, participou diretamente na criação das unidades de conservação catarinenses: Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (1975); Parque Estadual da Serra Furada (1980); das Reservas Biológicas do Sassafrás (1977); do Aguaí e da Canela Preta (1980); das Estações Ecológicas dos Carijós, na Ilha de Santa Catarina; dos Timbés, nos municípios de Timbé do Sul e Meleiro; da Babitonga, nos municípios de Garuva, Joinville, Araquari e São Francisco do Sul.

.......Desempenhou os cargos de: Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1971-1975), Diretor da Fundação do Meio Ambiente - FATMA de 1976 a 1983.

.......Entre vários prêmios recebidos pelos relevantes trabalhos realizados em favor do meio ambiente foi também agraciado com o Prêmio Global 500, concedido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), na Cidade do México, em 05 de junho de 1990, dia Mundial do Meio Ambiente.



Prêmio Raulino Reitz

Parque Ecológico e Zoobotânico Padre Raulino Reitz

Florestas de araucária foram devastadas

Espaço Padre Raulino Reitz

   
 

Fonte: Fatma

   
 
   
contato home